dead é banido pela Comissão de Integridade nos Esports
A ESIC (Esports Integrity Comission) é uma comissão criada para investigar ocorrências de fraude e trapaças em resultados e jogos nos esportes eletrônicos.
O órgão, que foi criado em 2015, divulgou nesta quarta, dia 2 de setembro, um informativo sobre a sanção de Ricardo ‘dead’ Sinigaglia, Nicolai ‘HUNDEN’ Petersen e Aleksandr ‘MechanoGun’ Bogatyrev. Todos os três estão banidos de eventos associados à comissão.
A punição dos três coaches tem durações diferentes, mas todas começaram a partir de 31 de agosto. O coach da MIBR, dead, foi banido por seis meses, HUDEN, ex-coach da Heroic, por um ano e MechanoGun, ex-Hard Legion, por dois anos.
De acordo com o informativo “O comportamento dos três coaches é uma clara infração dos artigos 2.3.3 e 2.4.4 do Código de Conduta da ESIC “Fraudar ou tentar fraudar para ganhar uma partida.” Em determinação do Comissionário, as violações são consideradas de nível 4.
Ainda segundo o que foi divulgado, a ESIC fez análises, através das demos das partidas, para ver se os jogadores das respectivas equipes estavam envolvidos diretamente ao ocorrido. Entretanto, até o presente momento, as evidências não são suficientes para relacionar os players a tal. A investigação continuará por dois meses.
Ressalta-se que a vitória da Heroic no torneio ESL One Cologne não possuiu qualquer intervenção do bug e é totalmente legítima.
Por fim, os coaches ainda podem recorrer à decisão imposta pela ESIC, o que pode resultar em uma diminuição, ou total anulação, das punições.