Como fazer escada na criação de mapas

23 julho 2009 | 551 | 0
Nesse tutorial eu vou ensinar a fazer os dois tipos de escadas, vertical e diagonal. Para fazer uma escada vertical, primeiramente crie um brush pequeno (que será a escada) e com uma textura adequada, como a textura {ladder. Ficará mais ou menos assim: Logo depois, selecione esse brush e clique sobre o botão toEntity: Escolha a entidade func_wall, dessa forma, o brush da escada vai se tornar uma entidade func_wall. Agora é hora de configurar a entidade, em Attributes:, aperte em Render Mode e selecione ao lado Solid. Em FX Ammount, escreva na caixa de texto 255, assim as partes azuis da textura vazada vai ficar transparentes no jogo. Pronto! Agora pode fehar essa janela. A escada em si está pronta, só q ainda não funciona. Vamos fazer com que o jogador possa subir nela. Bem em frente à sua escada crie um outro brush com a textura aaatrigger, ficará assim: Na figura, o brush ROXO é o aaatrigger, e atrás é a entidade da escada. Selecione o aaatrigger e depois novamente sobre toEntity. Escolha e entidade func_ladder e feche a janela. E pronto! A escada vertical deverá estar funcionando no jogo. Escadas Comuns Para fazer uma escada comum, daquelas em diagonal, iguais as de nossas casas, é mais simples do que fazer uma vertical. Simplesmente, proceda do jeito que mostra a figura: Crie vários brushs, um em cima do outro, diminuindo o seu tamanho e no jogo o jogador irá subir como uma escada normal.

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